Perguntas Frequentes

Quantos dias demora para fazer a avaliação?

Normalmente demora cerca de 3 a 4 dias após a realização da visita e entrega dos documentos necessários.

Quais são os documentos necessários para efectuar a avaliação?

Para a avaliação são necessários caso existam, Caderneta Predial, Registos da Conservatória, Plantas do imóvel/terreno, valores de renda quando existem, licenças camarárias. Caso não tenha algum dos documentos, no local fazemos sempre um levantamento de forma a obter os elementos necessários para a realização da avaliação.

Qual o custo da avaliação?

O custo de cada avaliação depende sempre do tipo de imóvel a avaliar. Peça-nos um orçamento, que no prazo máximo de um dia estaremos a responder-lhe.

Como é que é o relatório de avaliação?

Os nossos relatórios são sempre descritivos, nunca são do tipo as fichas dos bancos. No nossos relatórios de avaliação constam sempre;

a)    Valores de Avaliação

b)    Explicação dos Valores

c)    Quadros de Avaliação

d)    Prospecção de Mercado, Descrição e Enquadramento do Mercado Imobiliário Actual

e)    Descrição dos Métodos de Avaliação utilizados

f)     Descrição da envolvente urbana

g)    Descrição do imóvel

h)    Fotografias detalhadas do imóvel

i)      Documentos utilizados e observações sobre os mesmos

 

 

Os relatórios estão de acordo com as normas nacionais do SNC?

Todos os nossos relatórios são realizados de acordo com as normas publicadas pela CMVM, Banco de Portugal, SNC e pelas normas emanadas da RICS, TEGoVA. 

Qual é a vossa experiência na realização de avaliações?

A nossa equipe é formada apenas por avaliadores inscritos na CMVM e Associação dos Avaliadores. Trabalhamos apenas na área de avaliações imobiliárias desde 2000, tendo já efectuado milhares de avaliações de imóveis em todo o país. Algumas das avaliações pelas suas características tecnícas, dimensão e valor do património avaliado encontram-se exibidas nos trabalhos efectuados.

Os vossos relatórios dão para partilhas?

Sim. Esta área de avaliações obriga a uma qualidade técnica na realização dos relatórios e uma grande precisão de valores de forma a que a partilha seja o mais correcta possível. Dada a nossa grande capacidade tecnica, rigor e qualidade dos nossos relatórios, podemos afirmar que somos das poucas empresas a nível nacional que estão habilitadas na realização de Avaliações de Partilhas. 

As imobiliárias fazem avaliações? Não é incompatível com a actividade?

Existem algumas imobiliárias que fazem avaliações, no entanto as imobiliárias são especialistas em vendas e não na avaliação de propriedades. Torna-se incompatível no momento em que uma imobiliária que vai vender um imóvel, atribui um valor a esse mesmo imóvel, pois assim existem conflitos de interesses. Já vi casos de avaliações de imobiliárias que interessadamente baixam o preço da propriedade de forma a venderem muito rapidamente, com grande prejuízo para o vendedor/proprietário. Actualmente em Portugal ainda não existe legislação que regule a actividade de Avaliador Imobiliário, excepto a CMVM.

      

 

 

Luís Tovar

 93 161 32 92